Não basta ter uma atitude inteligente perante os negócios e as relações sociais. Ser inteligente envolve, além de outras virtudes, o cuidado com a alimentação e com o próprio corpo, seu instrumento de vida. Manter a saúde, por meio de uma alimentação saudável, pode ser uma realidade quando se tem acesso à informações corretas. Aqui você terá esta oportunidade, por isso, APROVEITE :D

Mitos e Verdades


O estresse faz engordar?

MITO

O stress por si só não nos faz engordar. O que acontece é que algumas pessoas em situações de maior stress têm vontade de comer tudo o que vêem à frente. Mas também pode acontecer o contrário, isto é, perderem o apetite. Varia muito de pessoa para pessoa! No entanto, nenhuma destas situações é saudável, pelo que o melhor é relaxar e não estressar!


----v----

Cortar o cabelo e as unhas depois de comer pára a digestão?

MITO

Não há qualquer estudo científico que comprove tal afirmação. Portanto, acreditar ou não, cabe a cada um de nós decidir.

----v----


Brócolis e repolho causam gases? 

VERDADE


Brócolis, repolho, couve-flor, couve mineira, couve de bruxelas, e mostarda são vegetais do gênero brassica. As espécies desse gênero possuem uma proteína muito rica em aminoácidos sulfurados. No tubo digestivo esses aminoácidos são fermentados por bactérias intestinais a óxido de enxofre (SO2) um gás mau cheiroso. A produção de gases pode atrapalhar a digestão, além do problema do desconforto que a sua saída provoca. Por isso e recomendável evitar de comer quantidades excessivas desses vegetais, pois a digestão pode ficar afetada. Também é recomendável não combinar esses vegetais na alimentação, preferindo misturá-los com outros que não geram gases, e assim minimizar o problema.
----v----

Beber água durante a refeição causa barriga? 

MITO

Beber água na refeição, em especial água em excesso (mais que meio copo), não é bom, porque dilui os sucos digestivos que são produzidos no estômago e nos intestinos. Isso faz a digestão se tornar mais lenta e laboriosa, e muitas vezes o bolo alimentar aumenta de volume com a água, levando a uma distensão abdominal – ou seja, a barriga fica dilatada. Mas esse efeito é reversível, ou seja, assim que acaba aquela digestão, a barriga volta ao normal. O que causa aumento mantido da barriga é o aumento da gordura abdominal.
----v----

Carne de porco é menos saudável que carne de vaca? 

VERDADE

Carne de porco é uma carne mais gordurosa que a de vaca, e como toda carne, possui principalmente as gorduras saturadas, aquelas que não são as melhores para saúde. Assim é uma carne que não pode ser consumida em muita quantidade ou com muita frequência.

----v----


Beber água em jejum emagrece?
MITO
A água é essencial para o bom funcionamento do intestino, devido às suas inúmeras funções. O consumo indicado é de 2 a 3 litros por dia. Porém apenas a ingestão de água não elimina peso, muito menos se for tomada em jejum. Para que haja o emagrecimento é fundamental modificar maus hábitos alimentares e ter o balanço energético negativo, ou seja, comer menos.
----v----

Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda?
MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.
----v----

Ficar sem comer emagrece?
MITO
Totalmente errado. Deixando de comer você poder tornar o seu metabolismo mais lento, dificultando a eliminação de peso. Além disso, após ficar sem comer um período, é comum a compulsão alimentar, ou consumo de alimentos em maior quantidade. Para que ocorra a eliminação de peso é fundamental comer de forma fracionada, na quantidade certa.
----v----

Comer banana reduz cãibra?
VERDADE
Existem vários motivos que podem levar as pessoas a terem cãibras, como a falta de cálcio, pela produção de ácido láctico, quando se faz força muscular ou pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e realmente pode contribuir para o desaparecimento das cãibras, se este for o motivo das mesmas.
----v----

Abacate engorda?
MITO
O abacate é realmente uma das frutas mais calóricas, mas se consumida em quantidade adequada não causa ganho de peso. Ao contrário do que muitos pensam, a gordura presente no abacate não é a gordura saturada e assim o tipo de gordura saudável, a insaturada, capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim).
----v----

Beber líquido durante as refeições aumenta a barriga?
MITO
Beber líquidos durante as refeições não engorda. No entanto, é indicado o consumo de somente um copo de água ou qualquer outra bebida para que não ocorra aumento de peso, ou qualquer desconforto. Mas o excesso de líquidos e alimentos pode dilatar o estômago e trazer ganho de peso. Isso sim pode aumentar a gordura corporal até na região abdominal.
----v----

Margarina é mais saudável que manteiga?
MITO
A margarina é menos saudável do que a manteiga, por que possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural. Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.
----v----

Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?
VERDADE
Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminuem as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem outros vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental. Se alimente bem, com alimentos saudáveis e previna doenças.
Fonte:  blog 'Mais Equilíbrio'

Nenhum comentário:

Postar um comentário